As discussões teóricas a serem trabalhadas se distribui entre a questão de ser e pertencer ao local, perpassando pelo problema identificado de valorização dos espaços ociosos nas escolas, para um melhor direcionamento por meio da estruturação da horta no sentido de obtenção e produção de uma alimentação saudável “sem agrotóxico”, manutenção do solo, utilização de materiais recicláveis com oficinas de confecção de vasos para horta suspensa e oficina de compostagem para adubação da horta.
Aproveitar os espaços ociosos é possível em qualquer ambiente para a produção de hortaliças, em geral, as hortas domiciliares são estabelecidas em pequenos espaços, com uma diversidade de tipos, principalmente aquelas preferidas e consumidas pela família, incluindo plantas aromáticas e medicinais. Podendo ser adotadas práticas típicas do sistema de produção orgânico, tais como compostagem, adubação orgânica e manejo ecológico de insetos, doenças e plantas espontâneas.
Assim, é preciso analisar as dimensões econômicas e sociais das atividades agroecológicas, seus aspectos favoráveis para o convívio social e um ambiente saudável onde quer que haja um espaço ocioso.